O governo brasileiro iniciou nesta segunda-feira (9) a operação de repatriação dos brasileiros que estavam na zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Roma, na Itália, após decolar do aeroporto Ben-Gurion, nos arredores de Tel Aviv, com 230 passageiros a bordo.
A aeronave modelo KC-30 é uma das seis que estão à disposição do governo para a missão de resgate. Outros dois aviões KC-30, dois KC-390 e dois VC-2 devem seguir para Israel nos próximos dias, conforme a demanda dos brasileiros que se inscreveram no formulário disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O MRE também está estudando a possibilidade de enviar missões de repatriação aos territórios palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, onde há um contingente menor de brasileiros e o acesso pelo ar é mais difícil.
O conflito entre Israel e Palestina se intensificou no sábado (7), após uma série de ataques aéreos e lançamentos de foguetes. Até o momento, um brasileiro foi ferido e três estão desaparecidos em Israel. Não há registro de brasileiros entre os mortos.
O governo brasileiro manifestou sua preocupação com a escalada da violência na região e pediu o fim imediato das hostilidades. O Brasil reafirmou seu apoio à solução de dois Estados, com base nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e no direito internacional.