O governo do Brasil enviará o assessor Alexandre Pupo Quintino para acompanhar o primeiro turno das eleições presidencial da Argentina, que acontece neste domingo (22). Quintino embarca nesta quinta-feira (19) e segue em Buenos Aires até a próxima terça-feira (24).
O convite foi feito pela Direção Nacional Eleitoral do Ministério do Interior da Argentina. O objetivo é de que o Brasil seja um dos integrantes do programa de vistoria internacional das eleições argentina.
O assessor de Lula acompanhará as atividades de fiscalização e apuração dos votos. Ele também participará de reuniões com autoridades argentinas para discutir a segurança e a transparência do processo eleitoral.
De acordo com pesquisa da Atlas Intel, divulgada no último dia 11, o ministro da Economia, Sergio Massa, da coalizão Unión por la Patria, lidera a disputa pela presidência com 30,6% das intenções de voto no primeiro turno. Já o candidato vencedor das primárias no país, Javier Milei, do La Libertad Avanza, aparece na sequência com 25,2% das intenções de voto. Milei é seguido pela ex-ministra da Segurança Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio) que tem 25%.