O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou um vídeo em suas redes sociais convocando a população para participar de uma caminhada pacífica em Brasília, que reivindica a anistia aos presos após os eventos de 8 de janeiro deste ano. A manifestação está marcada para a próxima quarta-feira (7), com concentração às 16h na Torre de TV, na capital federal.
No vídeo, Bolsonaro reforça a importância da mobilização, afirmando: “Compareça, é pela Débora, pelos órfãos de pais vivos, por justiça e democracia”. Apesar da convocação, o ex-presidente ainda não confirmou presença no evento por estar internado no Hospital DF Star, em Brasília, em decorrência de uma cirurgia intestinal realizada em abril.
Entre os participantes confirmados estão a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e parlamentares como a senadora Damares Alves, além dos deputados Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, Luciano Zucco, líder da oposição, e Carol De Toni, líder da minoria na Câmara.
O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), afirmou recentemente em entrevista à revista Oeste que a anistia pode ser votada rapidamente no Congresso, desde que haja um consenso entre parlamentares. Côrtes destacou que manifestações anteriores, como a ocorrida na Avenida Paulista em São Paulo, já tiveram efeito significativo na sensibilização da opinião pública e dos legisladores em relação ao tema.
“Acho que a caminhada em Brasília vai somar àquele objetivo que já foi alcançado com o ato na Avenida Paulista no início do mês passado”, completou o deputado.