Em um movimento inesperado, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) declarou publicamente seu apoio ao candidato presidencial argentino, Javier Milei. Bolsonaro enviou um vídeo à Milei na quinta-feira, afirmando ter muitas semelhanças com o economista argentino, que também é conhecido por suas ideias liberais e conservadoras.
Bolsonaro se identifica com Milei em diversos pontos, entre eles a defesa da família, da propriedade privada, do livre mercado, da liberdade de expressão e do direito legítimo de defesa. As prévias da eleição presidencial na Argentina acontecem no próximo domingo, e Milei, apelidado de “Bolsonaro argentino”, vem ganhando destaque nas pesquisas após adotar um tom crítico em relação aos políticos do país.
Em resposta ao apoio, Milei agradeceu ao ex-chefe do Executivo brasileiro através de seu perfil no Twitter e reforçou o ideal de uma América Latina livre. “Lutemos por uma América Latina livre. Viva a liberdade”, escreveu o candidato. O endosso de Bolsonaro a Milei marca mais um evento surpreendente na política latino-americana.