O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem apresentado uma recuperação dentro do esperado após passar por três procedimentos médicos na terça-feira (12), conforme informações do boletim médico divulgado nesta quinta-feira (14). Bolsonaro encontra-se internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde segunda-feira (11).
De acordo com o especialista Luiz Tenório de Siqueira, que avaliou um exame de raio-x contrastado realizado por Bolsonaro, o trânsito intestinal do ex-presidente está normal, sem obstruções ou dificuldades. Além disso, o boletim médico indica uma excelente recuperação no pós-cirúrgico da avaliação otorrinolaringológica, com diminuição do sangramento nasal e melhora no fluxo.
O ex-presidente continua a sentir incômodo em sua orofaringe, mas sua alimentação e sono estão progredindo bem. Há expectativa de que Bolsonaro receba alta hospitalar já na sexta-feira (15).
Na última terça-feira, Bolsonaro passou por uma septoplastia (correção de desvio de septo), uma turbinectomia (remoção de parte das conchas nasais) e uma uvulopalatofaringoplastia (remoção das amígdalas e de fragmentos do palato mole). A equipe médica avaliou a possibilidade de realizar correções de hérnia de hiato e de alças intestinais, mas optou por não fazer os procedimentos. O ex-presidente já foi submetido a seis cirurgias abdominais desde que sofreu uma facada durante a campanha presidencial de 2018.