Uma bola de fogo surpreendeu e encantou os olhos de milhares de pessoas que vivem nos estados do Sul do Brasil na noite de quinta-feira (24). As luzes misteriosas cruzaram o céu noturno, chamando a atenção de quem estava acordado e olhando para cima. O fenômeno foi registrado pelas câmeras do site climaaovivo.com.br, que por alguns segundos foi capaz de capturar a trajetória das luzes antes de elas desaparecerem completamente.
De acordo com o site climaaovivo.com.br, a bola de fogo que cruzou o céu foi resultado da reentrada de lixo espacial proveniente de um foguete que foi lançado no Cazaquistão em 22 de agosto. O fato de o lixo espacial ter reentrado na atmosfera da Terra e ter sido visto por milhares de pessoas ilustra o impacto da atividade humana no espaço. Ainda segundo o site, a ocorrência deste tipo de evento não é rara, no entanto, representa um perigo substancialmente maior que a queda de um simples meteoro.
Vale ressaltar que o lixo espacial tornou-se uma grande preocupação à medida que mais nações e empresas privadas se aventuram no espaço. Alguns especialistas alertam que essa crescente acumulação de detritos orbitais pode colocar satélites, naves espaciais e até mesmo astronautas em risco. Embora a bola de fogo que cruzou os céus do sul do Brasil tenha sido um espetáculo visual, ela nos recorda do importante desafio de gerenciar o lixo espacial e os detritos que produzimos no espaço.