A barragem de José Boiteux, em Santa Catarina, emperrou após 10 anos sem manutenção. A estrutura, que abastece o estado, chegou neste final de semana ao seu limite e uma das duas comportas não pode ser aberta.
A Secretaria de Defesa Civil do estado informou que a abertura da segunda comporta chegou a ser iniciada, mas uma dificuldade técnica fez com que essa operação ficasse para um momento posterior, a ser realizada após manutenção do sistema hidráulico de controle.
O governo catarinense reconheceu que as portas da barragem estão há quase uma década sem manutenção. O motivo, alegam, é devido a um conflito com a população indígena do local desde 2014.
O problema na barragem de José Boiteux pode gerar riscos para a população de Santa Catarina. A estrutura é responsável por fornecer água para cerca de 2 milhões de pessoas, além de irrigar áreas agrícolas e gerar energia elétrica.
O governo do estado informou que está trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível. No entanto, não há previsão de quando a barragem poderá ser totalmente liberada.