O aumento da velocidade de áudios e vídeos pode trazer consequências negativas para a saúde, segundo psicólogos e pesquisadores. Os profissionais afirmam que indivíduos expostos frequentemente a estímulos rápidos podem ter dificuldades em reter informações.
Cristiano Nabuco, psicólogo, explica em entrevista à TV Brasil que, a longo prazo, essa prática pode resultar em incapacidade de aprofundar-se nos assuntos abordados. O uso intenso da aceleração pode levar a uma perda na habilidade de associar informações que exigem um tempo maior para serem absorvidas.
Uma pesquisa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde aponta que 31,6% dos jovens, entre 18 e 24 anos, já foram diagnosticados com ansiedade. Especialistas alertam para os sinais indicativos de efeitos negativos do uso excessivo da internet e suas funcionalidades, como a aceleração de velocidade.
Dentre os sinais de alerta estão o uso prolongado de aplicativos e redes sociais, sensação de angústia ao perceber que a bateria do celular está acabando ou sem acesso à internet, e o retorno do bem-estar apenas quando conectado novamente.