Política

Avião do presidente colombiano enfrenta dificuldades para reabastecimento em Madri

Avião do presidente colombiano enfrenta dificuldades para reabastecimento em Madri

Dificuldades no reabastecimento

Fontes diplomáticas que preferiram não ser identificadas relataram que o avião utilizado pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, teve problemas para reabastecer durante uma escala técnica em Madri, na Espanha. Essas dificuldades surgiram após empresas de combustível com capital norte-americano se negarem a atender o pedido de abastecimento.

Contexto das sanções

De acordo com informações de membros da delegação colombiana, a recusa das empresas de combustível estaria vinculada à recente inclusão do presidente Petro na lista de sanções do OFAC (Office of Foreign Assets Control), um órgão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos que impõe restrições a indivíduos e governos considerados de risco geopolítico.

Repercussões e comentários oficiais

Até o momento, não houve confirmação oficial do governo colombiano sobre o ocorrido. Diplomatas latino-americanos afirmam que essa situação ilustra a extensão e o impacto global das sanções impostas pelos Estados Unidos, mesmo em casos envolvendo autoridades de alto nível. O governo espanhol e o Palácio de Nariño também não se manifestaram publicamente sobre a questão.