Após a passagem de um ciclone extratropical na região sul do Brasil na última semana, a área enfrenta alerta para tempestades nesta terça-feira (12), sendo o Rio Grande do Sul o estado mais afetado pelas fortes chuvas. A formação de um novo ciclone é esperada no início desta semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o alerta para tempestades começou na segunda-feira (11) e é válido até as 10h desta terça. A previsão é que a região seja atingida por chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Ventos intensos, de 60 a 100 km/h, além de queda de granizo também são esperados.
Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos estão previstos para o período. Os avisos meteorológicos são válidos para quase todo o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.
Segundo a Climatempo, a situação se deve a uma frente fria que traz instabilidade ao Rio Grande do Sul antes de se afastar em alto-mar. A maior concentração de chuva deve ocorrer no sul, centro e oeste do estado.
As temperaturas no Rio Grande do Sul devem variar entre 16°C e 23°C, enquanto em Santa Catarina a previsão é entre 19°C e 29°C e, no Paraná, entre 15°C e 28°C. De acordo com a Climatempo, um novo ciclone extratropical deverá se formar na quarta-feira (13), afetando a mesma região.
O ciclone extratropical da última semana causou fortes chuvas e ventos, resultando em 47 mortes no Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil. Outras 46 pessoas estão desaparecidas, com 4.794 desabrigados e 20.517 desalojados. Além disso, 925 pessoas ficaram feridas e 340.928 foram afetadas.