O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)) disparou um sinal de alerta amarelo, pacote que indica perigo em potencial, para 498 municípios localizados nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta permanecerá ativo até as 20h deste domingo (10).
Segundo as informações do Inmet, há probabilidade de fortes chuvas, com volume alcançando até 50mm. Os ventos podem oscilar entre 40 a 60 km/h, com possibilidade de queda de granizo. Apesar do cenário, o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo.
O estado do Rio Grande do Sul encabeça a lista com o maior número de cidades em alerta. Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Porto Alegre, e Santo Ângelo são apenas alguns dos municípios incluídos na lista. Já em Santa Catarina, além do município de Chapecó, outros que compõem a lista são Florianópolis, Joinville, Lages e São José.
A seguir, o Inmet forneceu orientações de como proceder durante as tempestades: caso aconteçam rajadas de vento, é aconselhado que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, em virtude do risco leve de queda e descargas elétricas, além de não estacionarem seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A fim de evitar a ocorrência de curtos-circuitos, evite a utilização de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para mais informações ou em situação de emergência, é recomendado contactar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Com a previsão de intempéries, a população nestas áreas deverá permanecer atenta e tomar as devidas precauções, seguindo as orientações dos órgãos competentes. A ideia é minimizar quaisquer riscos ou danos potenciais devido às condições meteorológicas adversas.