De guerra a glamour: os bordados desportivos de Diana Al Shammari estão a causar sensação no mundo da moda e do futebol. Esta artista e empresária de e-commerce tem trazido um toque de estilo para as tradicionais camisetas de futebol, destacando-se quando em 2020, a marca desportiva Puma fez uma parceria com a artista para personalização de três camisetas, pagando tributo à Renascença e à cultura da moda italianas. A empresária, que se tornou conhecida como “A Garota do Futebol”, nasceu no Iraque, viveu a guerra de 2003, tornou-se refugiada e mudou-se para o Egito em 2005, antes de estabelecer-se nos Estados Unidos. Hoje vive em Londres, de onde gere o seu negócio online de camisetas bordadas.
Com um talento nato para o bordado, Al Shammari fez do seu hobby uma êxitosa carreira profissional. Para ela, o futebol sempre serviu como um escape para o caos ao seu redor e, as camisetas, eram um símbolo de identidade e união. Inspirada por esta perspetiva, começou a personalizar as camisas de times de futebol em 2017, mostrando que dentro do coletivo, a individualidade de cada um também deve ser celebrada. O seu trabalho tornou-se tão popular que, um ano depois, em 2018, começou a vendê-las.
O sucesso das suas criações é tal que até Joe Jonas, da banda Jonas Brothers, usou as peças de Al Shammari nas suas performances recentes. Mas a artista não se deslumbra com a fama de seus clientes, dedicando-se à sua arte e planos. Entre os seus planos futuros está a intenção de “continuar a elevar as camisas de futebol e trabalhar com mais marcas, clubes e pessoas influentes no mundo do futebol, música e moda”, disse Diana.