O argentino José María Alday, de 70 anos, está desaparecido desde a manhã de quinta-feira, 15 de maio, em Florianópolis (SC). Ele saiu da casa de um amigo no bairro Pântano do Sul para uma caminhada e não retornou. As buscas concentram-se na trilha da Lagoinha do Leste, onde câmeras de segurança registraram sua passagem.
Últimos registros e início das buscas
Imagens de câmeras de segurança mostram um homem com características semelhantes às de Alday caminhando em direção à entrada da trilha da Lagoinha do Leste. Uma testemunha também relatou ter visto o idoso no local. Diante dessas informações, o Corpo de Bombeiros iniciou as buscas na região, utilizando viatura 4×4, motoaquática, binômio (bombeiro e cão farejador) e uma aeronave.
Perfil do desaparecido
José María Alday é natural de Córdoba, Argentina, e está no Brasil desde 3 de maio, hospedado na casa de um amigo em Florianópolis. No dia do desaparecimento, ele vestia bermuda, camisa e chinelos, e carregava seu documento de identidade argentino (DNI) e um celular. Alday utilizava transporte público para se locomover pela cidade.
Esforços contínuos de busca
As buscas continuam intensamente, com foco em trilhas secundárias e áreas de mata fechada próximas à Pedra da Coroa. Equipes do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) e do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) estão mobilizadas na operação. Até o momento, Alday não foi localizado.