Em um esforço para combater o desperdício de alimentos e promover práticas sustentáveis, o aplicativo Food To Save conecta usuários a estabelecimentos parceiros para a venda de alimentos que seriam desperdiçados. Com descontos de até 70%, a plataforma, disponível para Android e iPhone, está em operação em várias cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Guarulhos.
O Food To Save estreou em 2021 como uma solução sustentável para mitigar a questão do desperdício de alimentos. O aplicativo tem como parceiros marcas conceituadas como Starbucks, Hortifruti, B.Lem e Rei do Mate, dentre outros. Através do conceito de “Sacola Surpresa” recheada de produtos que seriam jogados fora, o serviço oferece a usuários a oportunidade de decidir a categoria de alimentos que deseja, seja doce, salgado ou uma mistura de ambos. Há também opções veganas ou vegetarianas.
O processo para usufruir desse serviço é simples. Depois de fazer o download e de se registrar no aplicativo, o usuário seleciona uma loja parceira próxima à sua localidade e escolhe a “Sacola Surpresa” de sua preferência. A compra pode ser retirada diretamente na loja ou entregue por delivery. No que diz respeito ao pagamento, as opções incluem cartões de crédito e Pix.
Entre os mais de 2 mil estabelecimentos que aderiram à iniciativa estão padarias, hortifrutis, cafeterias e pizzarias. A iniciativa já salvou mais de mil toneladas de alimentos até o momento, reduzindo o impacto ambiental do desperdício de alimentos e oferecendo alimentos a preços mais acessíveis.
Além do desconto de até 70% já incluso no aplicativo, a Food To Save também oferece cupons de desconto periódicos e parcerias que oferecem mais economia. Um exemplo é a parceria com Recarga Pay, onde os usuários têm direito a um desconto adicional de R$ 10.
O Food To Save tem expandido de forma constante desde o seu lançamento em São Paulo, Campinas e na região do grande ABC. Atualmente o aplicativo está disponível em diversas cidades em todo o Brasil, incluindo Rio de Janeiro, Brasília, Guarulhos, Osasco, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Taboão da Serra, Barueri, Cotia, Americana, Hortolândia, Valinhos, Poá e Paulínia.