O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou na manhã do último sábado (2) que a ofensiva ucraniana em direção ao recobramento de territórios anteriormente tomados pela Rússia está apresentando progressos. A declaração foi realizada através da mídia social X, originalmente conhecida como Twitter.
“As forças ucranianas estão avançando. Apesar de tudo e não importa o que digam, estamos avançando, e isso é o mais importante. Estamos em movimento”, escreveu Zelensky, sem esclarecer a quem especificamente estava se referindo.
A contra-ofensiva ucraniana, que iniciou-se ainda no início deste ano, apesar de ter conquistado pequenos territórios de volta, ainda não registra avanços significativos. Informações relativas ao seu progresso divulgadas há um mês receberam o adjetivo de “preocupantes” por parte de autoridades ocidentais.
Ao longo desta semana, forças ucranianas relataram a invasão da primeira linha de defesa russa na parte sul do território em disputa, fato que pode representar um avanço na estratégia ucraniana.
A fala de Zelensky encontra respaldo nas palavras do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, que em entrevista à CNN na última sexta-feira (1º), afirmou que a Ucrânia e os seus parceiros, quais sejam, os Estados Unidos, observam que “as coisas estão caminhando na direção certa”. Kuleba argumentou ainda que não há indícios de desaceleração no processo de recuperação de territórios.
Em sua entrevista, Kuleba apontou que aqueles que criticam a velocidade da contra-ofensiva deveriam prestar mais atenção aos soldados que estão na linha de frente. “Qual é a sensação quando você volta da missão e pega seu telefone, abre-o e começa a ler todas as pessoas inteligentes dizendo como você é lento e que não está indo bem o suficiente?”, questionou o ministro, em uma referência à pressão exercida sobre as tropas ucranianas.