Um apagão em escala nacional deixou diversas cidades brasileiras sem energia nesta terça-feira (15/8) afetando mais de 18 estados e o Distrito Federal, com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ocorreu uma interrupção de 16 mil megawatts na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) no início da manhã, deixando muitos sem acesso à internet, com elevadores e semáforos paralisados, causando transtornos e tumulto na rotina diária.
Enquanto as causas do incidente ainda estão sob investigação, a recomposição já foi iniciada, conforme anunciado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Junto com o ONS, a equipe do MME está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. O ministro do MME, Alexandre Silveira, acompanha uma “sala de situação” criada especificamente para gerenciar essa crise, incluindo a análise das causas do apagão.
Incidentes começaram por volta das 8h20. Os estados de Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins, além do Distrito Federal, foram afetados. Houve registros de metrôs vazios em São Paulo e Belo Horizonte. Em nota, a Equatorial Energia, responsável pela administração da energia em alguns dos estados afetados, ressaltou a ação do Esquema Regional de Alívio de Carga para proteger a rede de energia. No Distrito Federal, a Neoenergia confirmou o problema no SIN, mas assegurou que, às 9h01, o problema já havia sido superado.