A Alemanha repassou a primeira parcela da doação de 35 milhões de euros anunciada no início deste ano para o Fundo Amazônia. Ontem (18), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebeu 20 milhões de euros.
Os recursos foram desembolsados por meio do banco de desenvolvimento alemão KfW.
A doação é a mais recente das três já realizadas pelo país ao Fundo Amazônia, no valor total de 90 milhões de euros, o que corresponde a quase R$ 500 milhões, considerando o câmbio atual.
A Alemanha, por meio do KfW, é a segunda maior doadora de recursos para o Fundo Amazônia, respondendo por 5,7% dos cerca de R$ 3,3 bilhões ingressados desde 2009. Desse total, 93,8% são provenientes do governo da Noruega e outros 0,5%, da Petrobras.
Os recursos serão usados para projetos de proteção da floresta amazônica, como monitoramento do desmatamento, apoio a comunidades tradicionais e desenvolvimento sustentável.
O Fundo Amazônia é uma iniciativa brasileira e internacional criada em 2008 para apoiar a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O fundo é administrado pelo BNDES e conta com o apoio de mais de 20 países e instituições internacionais.
A doação da Alemanha é um importante reforço para o Fundo Amazônia, que vem enfrentando desafios nos últimos anos. O desmatamento na Amazônia aumentou em 2021, após dois anos de queda.