A Alemanha convocou o embaixador da Turquia em Berlim nesta quinta-feira (4) para cobrar explicações sobre um gesto polêmico feito por um jogador da seleção turca durante a Eurocopa, informou o Ministério das Relações Exteriores alemão.
O zagueiro turco Merih Demiral fez um gesto conhecido como “saudação ao lobo”, associado ao grupo extremista de direita “Lobos Cinzentos”, durante a vitória da equipe sobre a Áustria na terça-feira (2), o que desencadeou uma disputa diplomática crescente entre os dois países.
🇹🇷 Ne mutlu Türküm diyene! pic.twitter.com/4K3kVPFxgW
— Merih Demiral (@Merihdemiral) July 2, 2024
“O embaixador turco foi convocado esta manhã”, afirmou o ministério em comunicado à CNN, um dia depois de a Turquia chamar de volta o embaixador alemão em Ancara.
Os representantes alemães discutiram o incidente com o embaixador turco em Berlim, acrescentou o ministério. Enquanto isso, a Uefa, órgão dirigente do futebol europeu, anunciou estar investigando o “suposto comportamento inadequado” de Demiral, que gerou indignação entre os líderes alemães.
A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, destacou que “os símbolos dos extremistas de direita turcos não têm lugar nos nossos estádios” e condenou veementemente o uso dos campeonatos europeus de futebol como plataforma para o racismo.
Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia classificou as reações alemãs como “xenofobia” e defendeu o gesto de Demiral como uma celebração legítima de identidade cultural e nacional.
O presidente turco, Tayyip Erdogan, está previsto para visitar Berlim no sábado (6) para o próximo jogo da Turquia contra a Holanda, em meio à crescente tensão diplomática decorrente do incidente na Eurocopa.
A disputa ressalta as sensibilidades políticas e históricas em torno de símbolos culturais e políticos em eventos esportivos internacionais, levantando questões sobre liberdade de expressão, identidade nacional e os limites do discurso político em contextos esportivos.
Enquanto isso, a Uefa continua a investigação sobre o incidente, mantendo o foco na preservação da integridade e dos valores do esporte, em meio a um cenário de controvérsias que ultrapassam as fronteiras dos gramados e alcançam o campo diplomático internacional.