O advogado Maycon Matos, de Ouro Verde de Minas (MG), recebe cerca de 2 mil solicitações mensais para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com atuação nacional por meio das redes sociais, Matos ficou conhecido como “Terror do INSS” e usa vídeos no Instagram e TikTok para orientar pessoas de baixa renda sobre como acessar o benefício.
Com mais de 320 mil seguidores, o advogado de 32 anos produz conteúdos explicativos sobre doenças e condições que podem dar direito ao BPC, como escoliose, fibromialgia, ansiedade e transtornos do espectro autista. Ele destaca que o valor anual pode chegar a R$ 18 mil, correspondente a um salário-mínimo por mês.
Além de adultos, Matos tem voltado a atenção a crianças com TDAH e autismo, afirmando que laudos médicos — públicos ou particulares — são válidos para dar entrada no benefício. Um de seus vídeos mais vistos trata da possibilidade de donas de casa, mesmo sem contribuições ao INSS, receberem o valor.
Os honorários cobrados pelo escritório variam entre 30% e 40% do valor conquistado na causa. Já sobre o número de benefícios aprovados, Matos prefere não divulgar, mantendo sigilo sobre seus resultados.