Acidente com avião militar dos EUA na Austrália deixa três mortos e vários feridos

Três marines americanos perderam a vida após um avião militar dos Estados Unidos acidentar durante um exercício militar na ilha de Melville, na Austrália do norte, no último domingo (27). Segundo fontes militares, o cerne do incidente foi a aeronave de decolagem vertical do tipo Osprey que transportava 23 fuzileiros dos EUA à bordo. Embora a maioria dos soldados tenha sido resgatada, cinco deles foram encaminhados em estado grave ao Hospital Royal Darwin, após serem transportados por 80 km de Melville até Darwin.

A situação é considerada crítica para um dos soldados em tratamento que está sendo submetido à cirurgia. A Chefe do Território do Norte, Natasha Fyles, chamou a ocorrência de “um incidente terrível” e assegurou o comprometimento de seu governo para oferecer toda a assistência necessária em resposta ao incidente. Somente militares norte-americanos ficaram feridos no acidente, ocorrido durante o Exercício Predators Run que conta com participação de militares dos EUA, além de Austrália, Indonésia, Filipinas e Timor Leste.

O avião tiltrotor Bell Boeing V-22 Osprey, que caiu, é uma aeronave estratégica reconhecida por combinar a decolagem vertical de helicópteros com a velocidade e o alcance de um avião turboélice, uma ferramenta importante para a mobilidade e resposta rápida das forças armadas dos EUA. O exercício que acontecia no momento do incidente, envolvia 2.500 soldados e tinha como foco as Ilhas Tiwi e Darwin.