O empresário brasileiro Abilio Diniz fez um discurso contundente durante o evento do grupo empresarial Esfera, em Guarujá (SP), no último sábado (26). Apesar do cenário atual econômico indicar inflação em queda e uma possível redução de juros, Diniz alertou que isso não é razão para comemorações. Ainda segundo Diniz, diante desse cenário o Brasil deve ter uma taxa de crescimento variando entre 2,5 e 3%, este ano, um percentual muito abaixo do registrado durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em frente à uma plateia composta por grandes nomes do empresariado brasileiro como Joesley e Wesley Batista (J&F), Flávio Rocha (Riachuelo) e autoridades de Brasília como o presidente do TCU, Bruno Dantas e senadores da União e do MDB, Diniz destacou a necessidade de haver mais ambição na sociedade brasileira. Segundo o empresário, o governante que pretender incluir os pobres no Orçamento, precisa implementar um plano de crescimento expressivo ao país.
Diniz também fez menção ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. “Ele está fazendo um trabalho espetacular, e a prova disso é a maneira como derrubamos a inflação muito mais rápido do que em outros países.”, diz Diniz, também defendendo a importância de atrair investimentos para o país. As observações do empresário foram seguidas de aplausos. O empresário finalizou seu discurso criticando a discussão sobre a tributação de offshores, salientando que a reforma pode ser aprovada, mas questionou se essa era realmente a única ambição do país.