Nipah: risco do vírus letal se espalhar globalmente e alcançar o Brasil é avaliado por especialistas

Cinco casos e duas mortes relacionadas ao vírus Nipah foram registrados no Estado de Kerala, no sul da Índia. Este é o quarto episódio de infecções associadas a esse patógeno na região desde 2018. Embora a probabilidade de uma disseminação rápida do vírus Nipah seja pequena no momento, especialistas alertam que as autoridades nacionais e internacionais devem permanecer em alerta.

O vírus Nipah é transmitido principalmente por morcegos frugívoros, mas também pode ser transmitido pelo consumo de alimentos contaminados pelo animal e por suínos infectados. A transmissão entre humanos também é possível. Indivíduos infectados podem apresentar sintomas graves, como problemas respiratórios e encefalite, com uma taxa de letalidade de até 70%.

Atualmente, não há vacina ou tratamento específico para a infecção pelo vírus Nipah, mas as vítimas recebem tratamento de suporte para mitigar os sintomas. Para evitar a dispersão do vírus para outras regiões, é importante monitorar os casos, rastrear contatos e evitar contato com áreas em surto e com itens infectados.