Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que pacotes de entorpecentes são arremessados no pátio do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, localizado no Jardim Noroeste, em Campo Grande. No vídeo, os presos correm para recolher os pacotes que caem por cima do muro, enquanto um dos detentos narra o ocorrido: “Tá caindo, tá caindo. De um lado e de outro”.
Vídeo que circula em grupos de mensagens mostra o momento em que pacotes de entorpecentes são arremessados no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, situado no Jardim Noroeste, em Campo Grande. pic.twitter.com/yi30LSHBbJ
— 98 FM Natal (@98FMNatal) September 15, 2023
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informou, em nota, que a proximidade da cidade com o presídio tem facilitado a ação dos criminosos em arremessar drogas para dentro das unidades, mas que, em parceria com a Polícia Militar, tem buscado estratégias para coibir esse tipo de crime. Foram instaladas telas entre a muralha e os sólarios do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a fim de impedir o arremesso de drogas e celulares para a penitenciária.
Segundo a Agepen, a instituição atua em conjunto com outros órgãos de investigação da Segurança Pública, por meio de sua gerência de inteligência, auxiliando na antecipação de casos e na identificação de criminosos. A unidade conta com sistemas de câmeras instalados em pontos estratégicos para contribuir com o trabalho de vigilância e identificação de envolvidos.