Moradores do Marrocos testemunharam luzes misteriosas no céu pouco antes de um terremoto atingir o país, chamando a atenção tanto dos cidadãos quanto de cientistas. Um vídeo de uma câmera de segurança publicado na plataforma X que mostra os clarões acumula mais de 2,6 mil compartilhamentos e 11 mil curtidas.
O fenômeno das “luzes de terremoto”, ou EQL, é frequente em áreas com atividades sísmicas e já foi registrado em outros casos similares ao redor do mundo. Apesar de ainda não existir um consenso sobre a causa destas luzes, o geofísico reformado John Derr, que trabalhava no Serviço Geológico dos Estados Unidos, garante que são “definitivamente reais”.
John Derr compara as imagens das luzes no Marrocos aos clarões captados por câmeras de segurança durante um terremoto em Pisco, no Peru, em 2007. Os terremotos ocorridos no México em 2017 e 2021 também apresentaram fenômenos similares às auroras boreais antes de ocorrerem.
As EQLs podem assumir várias formas diferentes, desde relâmpagos comuns a faixas luminosas parecidas com auroras polares. Friedemann Freund, colaborador de Derr e professor adjunto da Universidade de San Jose e ex-pesquisador do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, desenvolveu uma teoria de que as luzes de terremoto são causadas por defeitos ou impurezas nas rochas que, ao sofrerem tensões mecânicas, geram eletricidade.
Ainda não há um entendimento completo entre os sismólogos sobre a origem das EQLs, mas os cientistas continuam investigando o fenômeno para compreender melhor as causas dos clarões no céu antes dos terremotos.