Brasil

STF lança Prêmio Nacional de Jornalismo para destacar papel do Judiciário na promoção da cidadania

STF lança Prêmio Nacional de Jornalismo para destacar papel do Judiciário na promoção da cidadania

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou na manhã de quinta-feira (14) a criação do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, destinado a veículos de comunicação que promovam o “papel do Poder Judiciário na promoção da cidadania”. A iniciativa visa incentivar o melhor entendimento por parte da sociedade e da imprensa sobre o funcionamento do STF e dos tribunais superiores, destacando seu papel social e constitucional.

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, afirmou que o prêmio servirá para reconhecer o trabalho da imprensa brasileira na defesa da democracia. O STF espera que a premiação incentive a mídia a mediar o “debate público das esferas judiciais com o jurisdicionado” e a “estreitar a relação entre os tribunais, demonstrando força e união na defesa da democracia e da lei maior”.

Para participar, os candidatos deverão destacar a atividade jurídica do STF ou a importância da Constituição Federal na garantia de direitos e integridade da ordem democrática. O vencedor receberá um troféu confeccionado e um certificado assinado pelos presidentes dos tribunais.