O jovem Mathias Uribe, de 14 anos, pianista natural do Tennessee, teve as mãos e os pés amputados após ter sido diagnosticado com pneumonia e síndrome do choque tóxico. O adolescente começou a sentir sintomas semelhantes aos de uma gripe comum antes de ser levado ao hospital.
No Hospital Infantil Monroe Carrel Junior, em Vanderbilt, Mathiassofreu uma parada cardíaca, mas a equipe médica conseguiu salvar sua vida. No entanto, ele ficou ligado em uma máquina de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), que bombeia sangue por todo o corpo. Durante dois meses, Mathias lutou pela sua recuperação, mas teve de amputar todos os seus membros devido à falta de fluxo sanguíneo.
A Dra. Katie Boyle, líder da equipe médica de Mathias, destacou a raridade da condição do garoto e afirmou que, apesar de algumas pessoas desenvolverem infecções bacterianas após uma gripe, a maioria das crianças não fica tão gravemente enferma quanto Mathias. Ela aconselhou os pais a garantirem a vacinação contra a gripe e a prestarem atenção aos sinais de saúde de seus filhos.
Mathias passou por mais de 10 cirurgias até o momento, com a expectativa de mais procedimentos no futuro. Seus pais, Edgar e Catalina, mantêm a esperança de que ele possa recuperar a mobilidade com a ajuda de próteses após sua saída do hospital.