Na última semana, parte das fibras do cabo submarino que liga as cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro foi rompida, afetando a conexão de internet no Brasil. A Cirion, empresa responsável pelo cabo, já está trabalhando no conserto, mas ainda não há previsão de conclusão do serviço.
O dano no cabo, que não ocorreu de maneira total, prejudicou a conexão de diversos usuários brasileiros, uma vez que as operadoras de telecomunicações costumam utilizar mais de uma estrutura para fornecer a conexão. Desse modo, com um cabo avariado, pode haver um congestionamento na rede, o que resulta em lentidão e possíveis quedas aos clientes.
Relatos do caso foram encontrados no Reddit e no Twitter, além de uma captura de tela de uma mensagem da Cirion informando sobre o possível rompimento de fibras no cabo submarino.
Em nota ao Tecnoblog, a Cirion declarou que a equipe técnica já ativou as rotas de contingências, o que diminui os impactos nos serviços dos clientes. A empresa também comunicou os clientes afetados e fornecerá mais informações assim que estiverem disponíveis.
A confiabilidade dos serviços de rede e comunicações é prioridade para a Cirion, que está empenhada em minimizar os impactos causados pela avaria.