O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, autorizou o retorno de Luanna Martins Bringel Rezende ao cargo de prefeita de Vitorino Freire, no Maranhão. Luanna é irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA) e estava afastada devido a uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre supostos desvios de recursos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A PF investiga se parte dos recursos da empresa pública foi utilizada para asfaltar uma rodovia que leva à fazenda da família do ministro das Comunicações e da prefeita. Juscelino Filho também é alvo da investigação. Barroso decidiu pelo retorno da prefeita ao cargo utilizando como argumento o fato de que o município tomou medidas relacionadas ao caso, como o afastamento da servidora investigada e a suspensão de pagamentos a empresas suspeitas.
Juscelino Filho, quando deputado federal, destinava dinheiro de emendas para a cidade de Vitorino Freire. Parte desses recursos era aplicada no asfaltamento da rodovia que passa pela fazenda da família. A defesa do ministro nega irregularidades e afirma que sua atuação tem sido pautada pelo interesse público e atendimento da população.
Nas redes sociais, Luanna comemorou a decisão de Barroso, destacando o senso de justiça do STF e reafirmando sua dedicação em realizar obras em benefício da população.