O presidente Lula estaria sendo alertado de que o governo está perdendo terreno no debate sobre segurança pública, segundo o Estadão. A informação teria sido trazida por petistas insatisfeitos com o ministro da Justiça, Flávio Dino, que é visto como responsável pelo enfraquecimento do PT no Maranhão durante seu mandato como governador.
Dino estaria sendo criticado por não apresentar um projeto robusto para a segurança pública, mesmo após nove meses de posse, o que prejudica ainda mais a imagem do partido em estados como a Bahia, governada pelo PT há 16 anos e marcada pela violência. O Programa Nacional de Segurança nas Escolas também teria causado descontentamento dentro da esquerda.
Uma possível solução para o “problema Flávio Dino” seria indicá-lo ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afastando-o da sucessão presidencial e, ao mesmo tempo, conteplando o político. Contudo, há petistas que desconfiam que essa indicação poderia fortalecer ainda mais o capital político de Dino na esquerda e ameaçar as pretensões de outros nomes do partido, como Fernando Haddad e Rui Costa.