Itaipu Binacional disponibiliza veículo elétrico à presidência para auxiliar na locomoção de Lula durante recuperação de cirurgia no quadril
A Itaipu Binacional emprestou um veículo elétrico para a Presidência da República, que será utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua recuperação de uma cirurgia no quadril, prevista para o final de setembro. O carro ficará à disposição da Presidência até dezembro de 2026, sendo necessário fazer sua manutenção preventiva e corretiva, conforme indicado no Manual do Proprietário.
De acordo com a Itaipu, a empresa possui 65 equipamentos similares, utilizados no transporte de pessoal e equipamentos na área industrial da usina hidrelétrica e no almoxarifado, assim como no Refúgio Biológico Bela Vista para visitas especiais e autoridades.
A cirurgia de Lula será conduzida por médicos do Hospital Sírio Libanês, que têm acompanhado o presidente nos últimos meses. Ele sofre de artrose, um desgaste mecânico nas articulações que afeta as cartilagens e os tecidos que as envolvem e protegem. A assessoria do presidente não especificou qual procedimento será realizado, mas a artroplastia, que substitui a articulação por uma prótese metálica, é a mais comum para casos como o seu.
Após a cirurgia, Lula deverá permanecer internado de três a cinco dias e passar por um período de três a seis semanas utilizando muletas ou andadores, a fim de reduzir a sobrecarga na articulação e auxiliar na recuperação.