Nesta quinta-feira (14/9), a Nasa apresentou um relatório independente sobre Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs, na sigla em inglês) em uma transmissão ao vivo às 11h, horário de Brasília. O evento aconteceu na sede da agência, em Washington, nos Estados Unidos, e contou com a participação de Bill Nelson, administrador da Nasa; Nicola Fox, administradora associada; Dan Evans, vice-administrador associado assistente de pesquisa e David Spergel, presidente da equipe de estudo independente de OVNIs da Nasa.
O objetivo do estudo é examinar os OVNIs a partir de uma perspectiva científica, propondo um roteiro sobre como usar os dados e ferramentas da ciência para melhorar a compreensão dos fenômenos. Comissionado em 2022, o relatório apresenta informações sobre quais dados podem ser coletados no futuro visando esclarecer a natureza e a origem dos OVNIs.
A Nasa publicou o relatório completo da equipe online, cerca de 30 minutos antes do briefing. O documento orienta os esforços futuros na obtenção de dados que possam elucidar a natureza e a origem dos UAPs. No entanto, a agência enfatiza que o relatório não aborda avaliações ou observações não identificadas anteriormente.