Misteriosas luzes de terremotos têm intrigado cientistas há séculos, mas o avanço da tecnologia tem facilitado o estudo do fenômeno. Essas luzes brilhantes e coloridas têm sido observadas desde a Grécia Antiga e foram capturadas em vídeos recentes, como o terremoto de magnitude 6,8 no Marrocos. Embora ainda não haja consenso sobre a causa exata das luzes, elas são consideradas “definitivamente reais” pelos pesquisadores.
As luzes de terremoto podem assumir várias formas, como relâmpagos, faixas luminosas na atmosfera ou esferas brilhantes flutuando no ar. Em 2014, os pesquisadores catalogaram informações sobre 65 terremotos americanos e europeus associados a relatos confiáveis de luzes de terremoto, datados de 1600.
Uma teoria sugere que a eletricidade gerada pela quebra de cristais de rocha sob tensão mecânica pode ser responsável pelas luzes. Outras ideias incluem a eletricidade estática produzida pela fratura da rocha e a emanação de radônio. Por enquanto, os cientistas continuam investigando as possíveis causas e esperam que um dia seja possível usar as luzes de terremoto, ou a carga elétrica que causa, para prever a aproximação de grandes terremotos.