O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dado preferência à televisão e ao Grupo Globo em seu terceiro mandato, concedendo 21 entrevistas exclusivas desde 1º de janeiro até 9 de setembro. Nesse período, 19 veículos de comunicação e 24 jornalistas foram atendidos, segundo pesquisa do jornal online Poder360.
As entrevistas foram realizadas a partir das agências de compromissos divulgadas pelo Palácio do Planalto e incluem duas coletivas a rádios e entrevistas exclusivas a duas emissoras de rádio e dois veículos de comunicação online. Entre os veículos atendidos, estão a CNN (Brasil e Internacional) e o conglomerado de mídia da família Marinho, únicos com os quais Lula conversou mais de uma vez.
Em seu terceiro mandato, o presidente já visitou 20 países, aproveitando as viagens para conceder seis entrevistas à imprensa internacional. As entrevistas incluem conversas com a CNN Internacional durante visita aos Estados Unidos, veículos estatais chineses CMG e Xinhua, TV RTP (Portugal), jornais El País (Espanha) e Corriere della Sera (Itália), e a TV indiana Firstpost.