O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), concedeu nesta quarta-feira (13) uma extensão de uma semana a três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em andamento na Casa. As comissões afetadas são a CPI do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a CPI das Americanas e a CPI das Apostas.
A decisão foi tomada como compensação pelo esforço concentrado realizado na semana da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. Na época, Lira havia cancelado todas as comissões por uma semana para aprovar a PEC e outros projetos fiscais.
As CPIs prorrogadas deveriam ser encerradas oficialmente na quinta-feira (14), mas agora ganham mais tempo para elaboração e votação de seus respectivos relatórios finais. Segundo o regimento da Câmara, as comissões temporárias têm duração prevista de 180 dias, podendo ser estendidas por mais 60 dias.
O presidente da CPI do MST, deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS), realizou diversas reuniões com Lira para garantir a prorrogação. Em nota, Zucco afirmou que Lira demonstrou sensibilidade ao pedido e que a CPI utilizará o tempo extra para entregar um “relatório técnico e bastante fundamentado”.