A Ford iniciou na última terça-feira (12) uma campanha de recall para proprietários do Ford Transit modelos 2022 e 2023. A montadora identificou um problema no chicote elétrico do sistema de freio antitravamento (ABS) das rodas dianteiras do veículo, que pode entrar em atrito com sua capa de proteção e, com o tempo, degradar a fiação do chicote.
Segundo a Ford, o dano no chicote elétrico não afeta a frenagem normal do veículo, mas compromete o sistema ABS, o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o assistente pré-colisão, aumentando o risco de acidentes e danos físicos aos ocupantes e terceiros.
A empresa alerta que, se não corrigido, o problema fará com que as luzes de advertência do ABS e do ESC acendam no painel de instrumentos, acompanhadas por uma mensagem de mau funcionamento do assistente pré-colisão.
Para solucionar o problema, a Ford oferece inspeção e instalação gratuita de uma fita de proteção, além do reparo do chicote elétrico do sistema ABS das rodas dianteiras. Os proprietários dos modelos afetados podem consultar a necessidade de recall por meio do aplicativo FordPass, pelo Centro de Atendimento Ford (CAF) no telefone 0800 703 3673 ou em uma concessionária da marca.
A manutenção deve ser agendada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com um tempo estimado de 30 minutos para realização do serviço.