O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, convidou os líderes das principais centrais sindicais do país para integrarem sua comitiva em viagem aos Estados Unidos no próximo dia 19, em visita à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
De acordo com auxiliares do presidente e líderes sindicais entrevistados pela CNN, a delegação brasileira deverá se reunir com o presidente Joe Biden para discutir questões relacionadas ao “trabalho decente”. Ricardo Pattah, presidente da UGT, afirmou que a expectativa é de que Brasil e Estados Unidos, ambos com democracias abaladas em governos anteriores, unam-se em prol de políticas que promovam a dignidade no trabalho, incluindo a regulamentação do trabalho em aplicativos.
Tradicionalmente, o presidente brasileiro é responsável pelo discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. A comitiva de Lula também contará com a presença de diversos ministros, entre eles Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde), Paulo Pimenta (Comunicação) e Rui Costa (Casa Civil).