Dez xamãs peruanos se reuniram nesta segunda-feira (11) em um ritual para “neutralizar” o desempenho de Neymar, o atacante brasileiro que liderará a Seleção Brasileira contra o Peru nesta terça-feira (12), em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. Com trajes de lã coloridos, eles representavam as regiões das montanhas, selva e litoral do Peru, e rezaram o ‘Tayta Inti’ (Pai Sol) em favor da seleção peruana.
O ritual ocorreu ao lado do Estádio Nacional de Lima, onde um altar foi erguido com amuletos, espadas, bandeiras e fotografias de jogadores das duas equipes. Os xamãs acreditam que conseguiram “neutralizar” Neymar e outros jogadores da seleção brasileira, como Richarlison e Casemiro, além do técnico Fernando Diniz, colocando plantas espinhosas e conchas do mar sobre suas fotografias.
De acordo com o xamã Walter Alarcón, o ritual também faz com que a mente de Neymar fique “turva” e ele não consiga alcançar seus objetivos em campo. Os xamãs preveem um empate difícil no jogo e afirmam ter realizado o ritual prévio sob efeito de ayahuasca, uma bebida tradicional da Amazônia conhecida por seus efeitos alucinógenos.
O Brasil lidera as Eliminatórias com três pontos e saldo de quatro gols, seguido por Uruguai e Argentina, enquanto o Peru soma um ponto após empatar com o Paraguai na primeira rodada.