De acordo com o estudo “A Cara da Democracia”, realizado pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), 5% dos eleitores brasileiros estariam dispostos a fazer Pix para ajudar o ex-presidente Jair Bolsonaro a pagar multas do Poder Judiciário. A maioria desses entrevistados afirmou que doaria cerca de R$ 100. O estudo ouviu 2.558 eleitores em 167 cidades entre os dias 22 e 29 de agosto e tem índice de confiança de 95%.
Considerando que o número atual de eleitores no Brasil é de 156,5 milhões, os 5% que ajudariam Bolsonaro representam 7,8 milhões de pessoas aptas a votar. No entanto, 92% dos entrevistados afirmaram que jamais fariam isso.
Em agosto deste ano, Bolsonaro fez uma campanha para receber ajuda financeira dos apoiadores para pagar suas multas judiciais. No mês passado, pagou uma dívida de R$ 1 milhão referente a oito multas aplicadas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo por descumprir medidas sanitárias durante a pandemia.
O ex-presidente aguarda julgamento de um recurso no TJ-SP contra o pagamento das multas. Caso o tribunal lhe dê ganho de causa, o valor depositado judicialmente será resgatado. Enquanto isso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), propõe um projeto de lei para cancelar as multas sanitárias aplicadas durante a pandemia, porém o texto afirma que as multas já pagas não serão ressarcidas.