Um voluntário humanitário espanhol e seu colega canadense foram mortos em um ataque na Ucrânia quando o veículo em que estavam foi atingido por um projétil, segundo informações do ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, no domingo (10).
A vítima espanhola foi identificada como Emma Igual, diretora da ONG Road to Relief, que tem como objetivo a evacuação de civis das zonas de conflito na Ucrânia. O veículo em que estavam Igual, de 32 anos, e mais três trabalhadores humanitários, foi alvo de um ataque na manhã de sábado em Chasiv Yar, no leste do país. O projétil atingiu o veículo diretamente, fazendo-o capotar e pegar fogo.
As mortes de Igual e do trabalhador humanitário canadense Anthony “Tonko” Ihnat foram confirmadas pelo ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, que descreveu as perdas como “irreparáveis”. Um médico voluntário alemão e um voluntário sueco também foram gravemente feridos no ataque, mas estão agora estáveis em hospitais distantes do local.
O grupo estava a caminho de Bakhmut, saindo de Sloviansk, para avaliar as necessidades dos civis “presos no fogo cruzado” na cidade de Ivanivske. A ONG afirmou que estão cooperando com o exército e a polícia para resolver todas as questões relacionadas ao incidente.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, demonstrou apoio à família de Emma Igual e destacou que os trabalhadores humanitários e os civis nunca deveriam ser um alvo de guerra.