Governo Gaúcho lança conta SOS Rio Grande do Sul via PIX para auxiliar vítimas de enchentes

O governo do Rio Grande do Sul lançou uma iniciativa para ajudar as vítimas das recém enchentes no estado. Foi criada uma conta chamada SOS Rio Grande do Sul que receberá doações através da modalidade PIX para auxiliar na recuperação das áreas devastadas. A chave PIX para a realização das doações é o CNPJ 92.958.800/0001-38, com a conta sendo gerida pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

O governador do estado, Eduardo Leite, anunciou a medida este último sábado (9), em suas redes sociais. A ação tem como objetivo principal auxiliar na recuperação da economia das cidades afetadas e na reestruturação do meio de vida das pessoas que perderam suas casas e comércios no desastre.

De acordo com o governador, os recursos doados serão administrados pelo estado em colaboração com entidades reconhecidas por seu trabalho no campo da assistência social e ajuda humanitária. “As entidades que são conhecidas, com credibilidade, vão fazer a gestão desses recursos para fazer chegar àqueles comércios que foram afetados, ajudar os pequenos comerciantes a se reerguerem, para ajudar quem perdeu tudo na sua casa a reconstruir a casa, a comprar mobiliários, a restabelecer essas condições dignas de moradia”, explicou Leite.

O governo assegurou aos doadores que todos os fundos serão utilizados de maneira transparente. A administração das contribuições será acompanhada e fiscalizada pelo Poder Público.

Eduardo Leite também ressaltou que, além da ação de solidariedade dos cidadãos, o governo continuará a ser responsável pela reconstrução da infraestrutura das cidades atingidas. “O estado vai se encarregar da parte da reconstrução, mas essas pessoas vão precisar de apoio para se reerguer e restabelecerem suas condições de vida. E essa doação pode ajudar muito.”

As doações podem ser feitas em quaisquer valores, proporcionando a todos a oportunidade de contribuir na medida do possível para a recuperação das regiões atingidas pelo desastre.