O presidente interino da República, Geraldo Alckmin, realizou uma reunião de emergência com os ministros do governo na manhã desta sexta-feira (8/9), em Brasília. O tema da discussão foi a nova ajuda federal destinada ao Rio Grande do Sul, estado que sofreu com as consequências devastadoras de um ciclone extratropical que causou a morte de pelo menos 42 pessoas nos últimos dias.
Os ministros que participaram do encontro com Alckmin foram José Múcio (Defesa), Nísia Trindade (Saúde), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Paulo Pimenta (Secom), e representantes das pastas da Agricultura, de Cidades e da Casa Civil. A presença diversificada de vários ministérios demonstra a importância do assunto e a necessidade de ações coordenadas para lidar com a crise.
Além da reunião, Alckmin anunciou que fará uma visita pessoal ao Rio Grande do Sul no domingo (10/9). A decisão vem como uma resposta às críticas direcionadas ao presidente Lula, que embarcou para a Índia para participar da reunião do G20 e não fez uma visita às regiões gaúchas afetadas pelo ciclone.
Os estragos causados pelo ciclone exigem ações ágeis e eficazes por parte do governo federal. A reunião de hoje e a visita pessoal do presidente interino são os primeiros passos significativos para lidar com uma situação tão urgente e crítica. Mais detalhes sobre as ações tomadas e os próximos passos do plano de ajuda serão fornecidos após a visita de Alckmin ao estado.