No final do dia desta quarta-feira (6), um terremoto de magnitude 6,4 abalou a costa central do Chile, segundo informações divulgadas pelo Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. No momento, não se tem relatos de danos materiais ou vítimas causadas pelo abalo sísmico.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais registrou o instante do tremor. Na filmagem, proveniente de uma câmera de segurança, é possível verificar o início do terremoto, com casas, árvores e postes se movimentando e as luzes piscando.
É possível ver também pessoas reagindo ao terremoto. Na gravação, um homem aparece no quintal de sua casa, pega um cachorro no colo e volta para dentro da residência. Outra pessoa pode ser vista ao fundo andando.
Tremors felt and can be seen… Coquimbo in San Juan #Sismo #Temblor #temblor #terremoto #Chile #LaSerena pic.twitter.com/LJEd2dY0a9
— Shadab Javed (@JShadab1) September 7, 2023
A filmagem foi registrada na cidade de San Juan, localizada na comuna de Coquimbo, mais de 400 quilômetros distante da capital chilena, Santiago. Os meios de comunicação local noticiaram que a região sofreu um corte no abastecimento de energia durante o evento.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena (SHOA), por sua vez, eliminou qualquer possibilidade de um tsunami ser formado na costa do país como resultado do sismo. O Chile é localizado na Bacia do Pacífico, área conhecida como o “círculo de fogo”, notória por sua intensa atividade sísmica e vulcânica.