As comemorações do 7 de setembro deste ano apresentaram-se de forma diferente. Segundo o presidente do PP e líder do bloco parlamentar que reúne a sigla e o Republicanos no Senado, Ciro Nogueira, o desfile sem a participação do atual presidente, Jair Bolsonaro, pode ser comparado a uma corrida de Fórmula 1 sem Ayrton Senna.
Em uma entrevista concedida a este site, o parlamentar ofereceu uma visão simbólica do evento do Dia da Independência, fazendo uma alusão ao tricampeão brasileiro da categoria de automobilismo, Ayrton Senna. “7 de setembro sem Jair Bolsonaro é como a fórmula um sem Ayrton Senna. Fica um vazio…”, disse Nogueira.
Além da entrevista, Ciro Nogueira fez questão de reforçar seu ponto de vista em suas redes sociais. Segundo ele, os desfiles reuniram apenas correligionários do atual presidente da República, alimentando uma sensação de vazio popular no evento.
“O 7 de setembro é um retrato do Lula 3: o presidente desfilou para ninguém, foi aplaudido pelos áulicos de sempre e vai dizer que foi tudo ótimo. Só um detalhe: cadê o povo no 7 de setembro? Lula? O rei está nu. Sem povo, só com o aplauso da companheirada de aluguel”, disse Ciro.
O boicote ao desfile de 7 de setembro por correligionários de Jair Bolsonaro já era algo esperado e discutido anteriormente. O panorama reforça o posicionamento de Ciro em relação a celebração do Dia da Independência deste ano, marcado pela ausência do atual presidente da República e de grande parte da população brasileira na comemoração.