A Record TV Rio foi sacudida por uma nova onda de demissões que pegou o setor de jornalismo da emissora de surpresa nesta quarta-feira (6/9), com cinco profissionais dispensados até o momento. Entre os profissionais dispensados estão produtores e editores, o que de acordo com fontes internas, tem gerado um clima agravante na redação.
Os demitidos nesta fase recente incluem Lívia Bonard, Paulo Henrique Rosa, Ana Xavier, Ilza Gomes e Fernanda Soares. Este não é um incidente isolado, pois recentemente o setor de jornalismo já havia sido atingido por demissões que resultaram no desligamento de repórteres como Aline Pacheco e Fábio Ramalho. Ainda não se sabe se mais profissionais serão desligados da emissora hoje.
Esta série de despedidas leva adiante a tendência de demissões que vem assustando os funcionários da Record TV. Apenas em julho, por meio de um comunicado oficial do gerente de comunicação da emissora, Gilson Silveira, foi anunciado que mais profissionais seriam dispensados. Na nota oficial, Silveira citou uma reformulação dos investimentos pela qual todo o mercado de TV tem passado, levando o Grupo Record a uma reorganização nas frentes de trabalho.
Conforme dados do site Notícias da TV, mais de 200 profissionais foram dispensados e 3 mil ainda sofrerão demissão este ano. Em outros estados, como São Paulo, nomes como Patrícia Costa, ex-apresentadora do Domingo Espetacular, e os repórteres Roberto Thomé e Sylvestre Serrano também foram demitidos. No Rio de Janeiro, Adriana Rezende, Leandro Sant’Ana, Mauro Junior e Adriana Oliveira foram desligadas.
Apesar dos desligamentos, a resposta da emissora enfatizou a necessidade de respeito ao ser humano acima de tudo, assim como o cumprimento das leis e regras trabalhistas, ao concluir o texto da nota oficial. Essas mudanças continuam sendo recebidas com surpresa e pesar pelos funcionários e são um indicativo da mutação que o mercado de televisão vem experimentando.