Crise da 123 Milhas afeta Maxmilhas resultando em demissão de 82 funcionários

A crise financeira enfrentada pela empresa 123 Milhas parece ter se alastrado para outras corporações do grupo, culminando em 82 demissões pela empresa-irmã Maxmilhas, ocorrida nesta segunda (4).

Segundo informações obtidas pelo Canaltech, a Maxmilhas validou as demissões, argumentando a necessidade de interrupção de certos projetos de médio e longo prazo. As especulações a respeito de uma onda de demissões emergiram no dia anterior, quando diversos ex-funcionários da empresa compartilharam suas demissões no LinkedIn.

“Presenciamos uma redução em nosso corpo de funcionários na Maxmilhas, e eu fui uma das afetadas”, afirmou a desenvolvedora de software Érica Viana. Similarmente, a supervisora Paloma Giovanni Matoso manifestou seu apoio, dizendo: “Os amigos da Blip e Maxmilhas que também foram afetados pelo layoff hoje, sintam-se abraçados.”

Numerosos posts semelhantes podem ser encontrados na plataforma LinkedIn, mencionando uma demissão em massa na Maxmilhas.

As empresas Maxmilhas e 123 Milhas fazem parte do mesmo grupo corporativo, tendo unido forças depois de uma fusão realizada em janeiro de 2023. A “Crise da 123 Milhas” se tornou pública no dia 18 de agosto, quando a empresa anunciou o cancelamento das passagens da linha Promo, previstas para setembro a dezembro de 2023.

Posteriormente, a empresa foi alvo de fiscalização por autoridades e entidades de defesa do consumidor, e promoveu um considerável corte de funcionários sob a justificativa de uma “reestruturação” para se adaptar a uma nova realidade, diante de uma queda significativa nas vendas.

Em resposta à reportagem do Canaltech, a Maxmilhas confirmou as demissões e admitiu que reduziu seu quadro de funcionários em 18% por meio do layoff na segunda-feira.

A nota divulgada pela empresa menciona: “Confrontada com os recentes eventos no mercado, a Maxmilhas teve que parar alguns projetos de médio e longo prazo e, por isso, teve que reduzir seu quadro de funcionários em 18% na última segunda-feira. Estamos fornecendo suporte a esses 82 funcionários dispensados, oferecendo ajuda para recolocação e novas oportunidades de emprego no mercado.”

A companhia acrescentou: “A Maxmilhas foi criada para inovar o mercado de viagens, ajudando cada vez mais pessoas a viajarem. Ao longo de nossa história, superamos numerosos desafios e estamos determinados a superar estes mais uma vez, mantendo nosso foco nos clientes e assegurando nossa missão principal de fazer as pessoas viajarem mais.”