Mudança de horário resulta em recorde negativo de audiência para Globo Repórter

A última edição do programa jornalístico da Rede Globo, Globo Repórter, obteve a menor audiência do ano, segundo dados apontados pela Kantar Ibope. A exibição, que ocorreu na sexta-feira passada, alcançou somente 11,1 pontos de audiência em São Paulo, representando uma perda de quase metade dos telespectadores.

A alteração no horário do programa, que foi ao ar mais tarde que o usual, é um dos fatores que contribuíram para essa queda. A alteração ocorreu para acomodar a exibição da série Rensga Hits! e a apresentação especial da novela Todas as Flores. A situação, contudo, promete prolongar-se, visto que a previsão é de que o horário alterado seja mantido pelos próximos três meses.

Cabe lembrar que o programa Globo Repórter havia atingido a audiência de 20 pontos na Grande São Paulo há duas semanas, no dia 18 de agosto, sendo a melhor do ano até então.

O Globo Repórter, liderado por Sandra Annenberg, foi ao ar na última sexta-feira, entre às 23h08 e às 23h56. Ainda que a média de audiência tenha ficado em 11,1 pontos, o programa alcançou um pico de 14,8 pontos em determinado momento.

A queda na audiência representou um decréscimo de 36% em relação às últimas quatro semanas. No entanto, a emissora carioca ainda liderou a média de audiência em relação às demais principais emissoras na Grande São Paulo, apresentando uma vantagem de 7% sobre o conjunto de plataformas de streaming.

No mesmo período de 24 horas, a média de audiência da Globo foi de 10,6 pontos, enquanto que a Rede Record conseguiu 4,7 pontos, o SBT, 2,9 pontos, a Band, 1,5 ponto e a RedeTV!, 0,4 ponto.

A mudança de horário e a queda na audiência do Globo Repórter questionam a estratégia da emissora em abrir espaço para séries e novelas no horário que tradicionalmente é destinado ao jornalismo investigativo. Será interessante observar a performance do programa nos próximos meses em sua nova faixa de horário.