Tami Manis, uma moradora do Tennessee de 58 anos, ostenta orgulhosamente o maior mullet feminino do mundo, medindo impressionantes 1,73 m de comprimento. De acordo com o Guinness World Records, a última vez que Manis teve um corte de cabelo foi em 1989, definindo um recorde global.
Apesar de sua escolha de penteado incomum, Manis revelou em um vídeo postado pelo Guinness World Records que muitos não percebem o comprimento de seu cabelo até verem suas costas. “Muitas pessoas só percebem quando me viro, então na maioria das vezes é como se não percebessem o comprimento do meu cabelo até olharem para a parte de trás”, disse ela.
Nascida na década de 1980, quando o corte mullet, também conhecido como ‘rabo de rato’, estava em alta, Manis foi inspirada a aderir ao estilo depois de assistir ao videoclipe “Voices Carry”, da banda Til Tuesday. Em 1989, ela decidiu se despedir do mullet, mas logo se arrependeu e decidiu reconquistar o cabelo longo em 1990. Desde então, ela nunca mais mudou de ideia.
Manis mantém o mullet normalmente trançado e, quando anda de moto, apenas “enfia o rabo de cavalo” no bolso. Toda semana, uma amiga trança seu cabelo e o deixa assim até que ela lave e seque o cabelo com papel toalha, pois, caso contrário, “ficaria molhado a maior parte do tempo”, explicou Manis.
O corte mullet, embora tradicionalmente associado à década de 1980, tem uma história que remonta a séculos atrás. O poeta grego Homero, na famosa “Ilíada”, já fazia referência a guerreiros com “topetes cortados, cabelos compridos nas costas”.
Para Manis, ostentar um mullet é mais do que apenas uma escolha de estilo; se tornou uma parte integral de sua identidade. Além de ser um jeito fácil de ser reconhecida, o corte também serve como um tema de conversa entre amigos e familiares.
Em 2022, Manis ficou em segundo lugar na categoria “Femullet” no US Mullet Championships, ganhando um prêmio de US$ 300. Essa experiência a incentivou a se candidatar ao recorde mundial do Guinness. Depois de um longo processo, que incluiu a filmagem de seu cabelo para demonstrar seu comprimento, Manis recebeu um pacote informando sobre seu registro oficial no Guinness World Records.
“Quando abri, pensei: ‘isso é incrível'”, celebrou Manis, provando que, enquanto muitos penteados vão e voltam na moda, um compromisso de décadas com um estilo pode render um lugar nos livros de recordes.
Reportagem originalmente feita por Leah Dolan, da CNN.