A metalúrgica Tex Metais sofreu uma grave explosão na sexta-feira (1º) em Cabreúva, no interior de São Paulo, ceifando a vida de pelo menos cinco pessoas e ferindo mais de 30, de acordo com o prefeito Antonio Carlos Mangini. A CNN relatou que a fábrica não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), um laudo que certifica a segurança contra incêndios. As causas da explosão ainda estão sob investigação, mas o delegado responsável pelo caso, Ruiter Martins da Silva, especula que um possível vazamento de gás na área da caldeira possa estar por trás do incidente.
Os espectros dos danos humanos e materiais são chocantes. Entre os feridos, muitos foram atendidos em diferentes unidades de saúde. Como informado pelo Secretário Municipal de Saúde, Maurício Pavani, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Antonio Baradel acolheu 16 pacientes e a Santa Casa de Cabreúva prestou socorro a 14 outros. Para além dos limites da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas reportou que cinco pessoas foram internadas na região, em diferentes hospitais.
A explosão, que ocorreu às 10h42, devastou completamente o setor de caldeiras da Tex Metais, onde muitos funcionários estavam em turno de trabalho. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram as primeiras unidades a responder ao desastre, prestando os primeiros atendimentos. A Polícia Civil de Cabreúva agora está investigando as causas do acidente e dependerá dos peritos para determinar os motivos por trás da explosão.