O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou sua terceira intervenção cirúrgica para tratar uma dor crônica da cabeça do fêmur, que há meses tem sido uma fonte de angústia para o líder. A cirurgia está programada para o dia 29 de setembro, de acordo com informações divulgadas pela CNN. Lula relatou que vinha adiando o procedimento, inicialmente devido ao ciclo eleitoral do ano passado e, depois da sua vitória, por sentir que precisava governar o país e restaurar o que havia sido desmantelado.
Em um discurso proferido em Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, onde inspecionou as obras do Túnel Major Salles no Ramal do Apodi, o presidente explicou a decisão pelo procedimento. Lula enfatizou que, mesmo sendo aconselhado a se submeter à cirurgia anteriormente, tomou a decisão de aguardar até este mês devido aos compromissos que possui com a nação. Ele completou dizendo que não pode parar enquanto não tracejar as viagens planejadas no calendário.
De acordo com o presidente, ele fará sua última viagem internacional antes da operação à 78ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, de 18 a 21 de setembro. Antes de ir aos EUA, Lula se encontrará com autoridades em Cuba e no México. Retornando ao Brasil, ele receberá o presidente do Vietnã, Võ Van Thuong, no dia 26 de setembro, antes de se preparar para a tão esperada cirurgia.