Rússia, Belarus e Irã recebem convite novamente para Banquete do Prêmio Nobel

Em um gesto controverso, a Fundação Nobel decidiu convidar novamente os embaixadores da Rússia e de Belarus para o banquete do Prêmio Nobel, após serem excluídos no ano anterior devido à invasão da Ucrânia. O Irã também foi convidado para o evento, que ocorrerá em dezembro em Estocolmo. A Fundação justifica sua decisão afirmando a necessidade de envolvimento, inclusive daqueles que não compartilham os valores do Prêmio Nobel.

A Fondação Nobel se esforça para contrariar a crescente divisão global em esferas onde o diálogo entre aqueles com pontos de vista diferentes está diminuindo. O gesto visa celebrar e compreender o Prêmio Nobel e a importância da ciência livre, da cultura livre e de sociedades livres e pacíficas. Diplomatas russos e belarussos foram excluídos de vários eventos internacionais desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

No entanto, essa decisão não foi bem recebida por todos. A eurodeputada sueca Karin Karlsbro classificou a decisão como “extremamente inadequada” e criticou a fundação por convidar “três estados párias, que reprimem os seus cidadãos, travam guerra e terror tanto nos seus próprios países como nos países vizinhos.” A Fundação Nobel também convidou o líder do partido de extrema direita Democratas Suecos, que recusou o convite, reafirmando a polêmica em torno dos convites deste ano.